São Francisco de Itabapoana

São Francisco de Itabapoana

São Francisco de Itabapoana é uma cidade do estado do Rio de Janeiro, mesorregião do Norte Fluminense, microrregião de Campos dos Goytacazes. Área de 1.111,335 km², com uma população de 47.247 (IBGE, 2008). Possui o 2º pior IDH entre os municípios fluminenses, atrás somente de Varre-Sai.

Cultura

O povo de São Francisco é hospitaleiro, cordial e simples que gosta, de contar “causos” contagiando a alma e enchendo de fantasias os turistas que freqüentam a região. Exemplo disso são os mistérios e lendas que o mangue de Gargaú esconde. Os pescadores contam que num certo ponto no canal do mangue com o Rio Paraíba, uma bela moça se afogou e até hoje eles ouvem os seus murmúrios, surgindo assim a “Lenda da Moça Bonita”. Muitos turistas se sentem atraídos e acabam virando moradores. Gargaú também se destaca por suas belíssimas lagoas. A Lagoa do Comércio é ideal para a pesca ao final da tarde; já a Lagoa dos Quiosques concentra passeios de caiaques e pedalinhos; e ainda a Lagoa da Praia, ideal para esportes náuticos como jet sky, lanchas e esqui aquático. O carnaval é animado. Blocos de bois pintados desfilam pelas ruas suas belas alegorias e ricas fantasias, além de muito samba. No outro extremo do município encontramos a vila da Rainha, hoje conhecida como Barra do Itabapoana. Com casarões antigos às margens do rio, Barra é puro encanto e uma das opções de lazer é o cais no fim da tarde.Durante o último final de semana de julho de cada ano no distrito de Travessão de Barra acontece o Festival do Maracujá, evento mais tradicional do município recebendo grande número de turistas.

Turismo

O município de São Francisco de Itabapoana possui cerca de 60 km de extensão de lindas praias. Todas se caracterizam por suas ondas tranqüilas e temperatura amena, convidando para um passeio em família. Também são recomendadas para cura de várias doenças devido a suas areias medicinais e se destacam pelos atrativos naturais, fazendo com que os visitantes possam desfrutar dos mais variados cenários. Ao sul do município estão as praias urbanizadas com boa infraestrututa e uma ampla rede de hotéis e pousadas. As praias de Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos, Sossego e Barra do Itabapoana são as mais movimentadas concentrando a programação de verão com shows e atividades esportivas, culturais e de lazer. Outro atrativo são as Ilhas de Lima, do Peçanha e da Convivência, que, na foz do Paraíba, fazem um convite ao turismo ecológico com cerca de 200Km² de áreas de manguezais ricas em espécies de crustáceos, canais tipo igarapé, várias pequenas lagoas, ilhas de areias e muita vegetação nativa. Já ao norte do município encontra-se um litoral verde que é ideal para quem procura tranqüilidade. Em perfeita harmonia com a natureza vivem os moradores dos pequenos lugarejos circundados por paisagens rurais, vegetação de restinga, enseada belíssima e muito verde, destacando-se as praias de Tatagiba, Caçador, Guriri e Lagoa Doce.

Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut
  • LinkedIn
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Rec6
  • Add to favorites
  • Google Buzz
  • Live
  • Print

Nenhuma página relacionada.

Deixe um comentário




Magali Capoeira

Cadastre-se

e receba notícias, descontos e promoções por email.